Galeria de fotos e vídeos
Manifestos ágeis para a educação
Foram identificados quatro manifestos ágeis voltados para a área da educação. A primeira iniciativa, chamada de Manifesto das Escolas Ágeis, foi proposta por Peha em 2011 e teve por base a desaceleração do crescimento do desempenho dos alunos e o declínio da moral dos professores que atuavam em escolas.
Outra ação de adaptação do Manifesto Ágil para educação foi apresentada por Kamat em 2012. Em seu Manifesto Ágil no Ensino Superior, enfatizou alterações em três áreas centrais do trabalho educacional: ensino e aprendizagem, avaliação e administração.
Em 2016, Royle e Nikolic procuraram aplicar a cultura ágil ao mundo da educação. O objetivo dos autores é aplicar práticas de trabalho e pesquisa ágeis, conduzidas em equipes colaborativas, para educação.
O Manifesto Ágil para o Ensino e a Aprendizagem, proposto por Krehbiel e seus colaboradores em 2017, expande a mentalidade ágil para alcançar não só o que acontece na sala de aula, mas também no seu entorno. Os autores acreditam poder guiar de forma útil professores, funcionários e administradores, que lidam com uma ampla variedade de tarefas que constituem a vida profissional dos educadores.
Cultura Ágil
Aborda sua origem, características, bem como o manifesto ágil para o desenvolvimento de software
Desenvolvimento Ágil
O desenvolvimento ágil surgiu, em fevereiro de 2001, a partir da criação da Aliança Ágil, por parte de um grupo de profissionais de software que buscavam criar um ciclo de vida mais leve. Esta aliança foi formalizada pelo documento, chamado Manifesto Ágil, cujo conteúdo combina um conjunto de 4 valores e 12 princípios, que orientam os pesquisadores na criação de seus próprios métodos.
Cultura ágil na educação
A cultura ágil foi estendida para várias áreas, inclusive a educacional. Neste vídeo são apresentados quatro manifestos ágeis para educação que abrangem alunos, docentes, equipe de apoio e gestores
ALV
A aprendizagem ao longo da vida (ALV) compreende todas as fases da vida e inclui o espectro da educação formal, não formal e informal. Trata-se de um processo que pode ocorrer a qualquer momento da vida e deve contemplar as necessidades de um indivíduo, bem como os da sua comunidade.
Aprendizagem ao longo da vida, educação não formal e gerontologia educacional
Agora que você já sabe o que é a cultura ágil, bem como seus reflexos na educação, que tal conhecer mais sobre a aprendizagem ao longo da vida, a educação não formal de pessoas e a gerontologia educacional? Estes são os temas deste vídeo
Gerontologia Educacional
A Gerontologia Educacional abrange os processos de aprendizagem dos adultos idosos. É um campo interdisciplinar que se desenvolve no contexto da evolução da educação de idosos e da formação de recursos humanos. Também aborda como lidar com a velhice e com a mudança das perspectivas das sociedades em relação aos idosos e ao envelhecimento.
Fotos do co-design











